terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crônica do Aracati que gostaria que fosse verdade.


Aracati está bem. Tudo caminha na santa paz, sob a proteção do divino. Somos um eldorado a todos os que peregrinaram na busca de um chão que os acolham. Há oportunidades de emprego e de bons negócios como nunca antes, o que atrai cada vez mais pessoas 'de fora' que aqui decidem construir suas vidas profissionais e pessoais, ajudando assim a edificar o progresso material e intelectual desta terra.

Nas avaliações externas, nossos índices educacionais estão acima da média. Nossas escolas são verdadeiros templos de saber. Alunos chegam ao Ensino Médio falando e escrevendo adequadamente pelos padrões da norma culta de nossa língua. 

Para onde se lança olhares, pode-se ver que algo está sendo feito para deixá-la mais bela. Aracati, que a grandeza de teu passado se faz revivescer!

Vejo trabalhadores pavimentando ruas com paralelepípedos ou asfaltando-as. Praças sendo reformadas dentro de um primor estético. O hospital de nosso município é reconhecido por sua excelência. E a cidade transpira arte. Artistas ganham as ruas com seus grupos teatrais para fazerem os habitantes daqui mais felizes. Pode-se observar a felicidade no olhar de crianças e jovens, que riem e se divertem com entretenimentos saudáveis.

Caminhando pelo centro, vejo que calçadas não são vitrines a exporem produtos de lojas. E praças ou canteiros não são extensões de lanchonetes e restaurantes. Animais não dividem espaço com carros e lixo praticamente inexiste.

Eis um sonho, que felizmente não sonho sozinho. Acordei, para presenciar o pesadelo que é a dura realidade quando confrontada com a aparente utopia. Mas ainda assim, não desisto de acreditar que sonhos se tornam realidade pelas ações e acima de tudo pela força de vontade.

Nenhum comentário: