sábado, 7 de janeiro de 2012

Fundamentalismo religioso, uma abominação.

Desde os primórdios, o ser humano buscou estabelecer relações com forças que estão para além de sua limitação existencial material. E dessas relações, nasceram os mais variados códigos de valores e dogmas que orientam e disciplinam nossas ações no mundo e nossa maneira de interpretá-lo, como a lei mosaica ou os ensinamentos do profeta Mohammed.

A questão que gostaria de destacar agora não são as premissas das religiões, mas a maneira como estas tentam se inserir no plano secular. 

Para alguns, o mundo terreno tem de ser um reflexo do mundo divino. O céu foi loteado. E a grade de programação de emissoras de Tv, também. Como adquirir sua escritura? frequentando denominações religiosas  e assimilando certas mensagens. E o pedaço de céu será dado aos que seguiram elas fielmente. Desejosos pelo paraíso, para se deleitarem com dezenas de virgens ao morrerem, terroristas da Al-Kaeda jogaram aviões contra as torres do World Trade Center em 2001. 

E o inferno se tornou o destino certo para as almas que não aceitaram a 'mensagem' de Deus transmitida por seus 'representantes', que em nome Dele queimavam e marcavam pessoas que não concordassem com sua autoridade.

Sobre os religiosos de todas as religiões, faço a seguinte reflexão:

Os indivíduos criam arquétipos. De público, apresentam-se como pessoas virtuosas, inspiradas por Deus, Allah ou Javé. Comovem milhões com suas palavras. E Longe dos holofotes, em ambientes privados, suas condutas morais não condizem com o que professam. Padres se envolvem em pedofilia. Pastores são acusados de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. E são essas pessoas quem carimbariam nossos passaportes para o céu, quando "aceitamos a Jesus" e nos batizamos.

Ainda bem que São Pedro é um bom porteiro.

Nenhum comentário: