quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Texto reflexivo sobre a contaminação política da educação nacional.


Uma pequena análise informal de como a educação hoje no Brasil está infelizmente atrelada a politicagem, quando deveria ser na verdade um exercício de política e cidadania.

Escuta-se sempre essa afirmação, principalmente quem atua na área educacional e pedagógica, que a educação não deveria estar atrelada a política, que uma não deveria interagir com a outra, que a política acaba estragando a mesma, entre outras afirmações e reclamações. Na verdade o que deveria-se dizer, é que a educação não deveria se misturar com a politicagem e não com a política. 

Hoje, o que contamina nossa educação é a politicagem que permeia as Unidades Escolares, que derruba ou elege diretores, assessores, secretários de educação, e outros, chamados erroneamente de cargos de confiança,cujo pseudo-educadores são obrigados a andar com santinhos, camisetas e ir a comícios de pessoas sem nenhum escrúpulo em usar a educação como curral eleitoral para se elegerem. E infelizmente, pela mesma falta de escrúpulo, educadores, professores, pedagogos, acabam praticamente se humilhando frente esses politiqueiros para manter seus cargos, por no mínio mais quatro anos, quando então, começa o sufoco mais uma vez. 

Pergunta-se o porque de nossa educação estar praticamente defasada e falida, porque o ensino público estar, na linguagem popular, uma bagunça. Pode-se responder, que enquanto, os educadores estiverem e quiserem estar a mercê desses politiqueiros que só dão as caras de quatro em quatro anos para roubarem votos e depois sumirem novamente, enquanto existir os chamados cargos de confiança, que muitas vezes excluem de uma direção ou qualquer outro cargo de maior relevância, pessoas criativas que possuem a vontade de trabalhar, melhorar e de até mudar as coisas dentro da educação, para deixarem sempre as mesmas figuras tarimbadas no poder que não se importam de ver e deixar seus alunos e a sociedade praticamente analfabeta, alimentando práticas educacionais antiquadas, que alienam mais o aluno que o estimulam a pensar, a questionar e a criticar, enquanto essas práticas forem comuns, então nossa educação estará sujeita a permanecer como está, uma mera máquina de reprodução de conhecimento e de dominação de pequenos grupos que hoje dominam a sociedade como um todo. 

Se a Educação, a Escola e seus educadores estivessem comprometidos com a política e não com a politicagem, a Escola e e a Educação seriam mais do que meros reprodutores de conceitos e preconceitos, seriam sim, um lugar de discussão e de estimulação a prática da crítica com fundamento, da procura do conhecimento a fim de questionar o que acontece a sua volta e perceber seu lugar na sociedade. Isso é a verdadeira política, uma prática cidadã de atuar dentro da sociedade em que vive. 
A política é extremamente importante porque é através desta, que se exige direitos e sabe deveres, que se pode organizar em associações,para ser mais atuante, para ser notado como cidadão, o voto é apenas um pequeno exemplo do que se pode fazer, pois, nós podemos escolher políticos e retirar politiqueiros, percebemos através da prática da política, que os políticos são nossos representantes e não nossos patrões. 

Alexia Scheidt - educadora

Nenhum comentário: