domingo, 8 de janeiro de 2012

Educação no Aracati.

Recebi por e-mail essa mensagem do vereador professor Mendes e compartilho aqui com vocês.

COLEGAS EDUCADORES: LUTEMOS PELOS NOSSOS DIREITOS


O ano de 2011 foi difícil economicamente para todo o mundo, inclusive para o Brasil. Este por passar por um momento muito promissor, está em melhor situação que os demais. 

Nesse momento, o Governo Federal entendeu que para o País crescer cada vez mais, precisaria investir em Educação. Com a criação do FUNDEB esses investimentos aumentaram gradativamente e, no Aracati, não poderia ser diferente. No ano de 2010, a rubrica repassada pelo FUNDEB em Aracati foi de R$ 19.433.542,39. 

Como representante dos educadores defendi a idéia que os mesmos deveriam ter, no mínimo, 10% de aumento no ano de 2011; por entender que o bom momento de nosso País, faria com que nosso municipio recebesse um montante acima de 24 milhoes. Ao defender essa idéia, fui recharçado pela Secretária de Educação anterior que afirmou poder dar esses 10% em reajuste, se esses valores citados por mim fossem verdadeiros. 

Como todos nós educadores não nos manifestamos da maneira que deveríamos, a Secretaria de Educação nos “presentiou” com apenas 4,77% de reajuste, a reposição da inflação, com a pseudo idéi repasse não passariam de 23 milhões de reais, por isso não poderia dá mais nada. 

Eis a questão meus colegas educadores e toda sociedade do nosso Aracati! Terminou o ano de 2011 e pasmem vocês; o nosso querido Aracati recebeu do Governo Federal pelo o FUNDEB 25.629.095,00 ultrapassando o valor anunciado pela Secretária de Educação daquela época em 2.629.095,00. Do ano de 2010 para 2011 houve um aumento real de 6.195.552,61, o que representa 31% a mais, aproximadamente.

Agora vem a indagação: Os educadores desse município receberão o excedente, em abono? Faço esse debate para mostrar aos colegas educadores e a todos os munícipes, que os professores da rede municipal têm direito a, no mínimo 60% desse valor acima citado. Precisamos aprender a lutar democraticamente pelos nossos direitos. É necessário que entendam que essa luta não é de A ou B, mais de toda a Sociedade Aracatiense e de uma classe que merece o respeito de todos e, principalmente, do “Gestor Municipal”. 

Está chegando o ano de 2012 e os investimentos serão muito maiores. Será que vamos ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”, deixando os nossos direitos serem tolhidos por não termos coragem de nos manifestar por algo que já deveria ser nosso? Por me sentir representante de vocês, venho aqui fazer um apelo: vamos nos unir para que esse tipo de contratempo jamais aconteça conosco outra vez. Entendo que só teremos uma educação de qualidade quando começarmos a valorizar nossos educadores. 

Feliz Ano Novo aos colegas educadores, e à toda sociedade maravilhosa desse muncipio. Um 2012 de esperança, reflexão e mobilização; porque o futuro dependerá de cada um de nós. 

Contato de e-mail: vereadormendes@hotmail.com .

Vereador Professor Mendes

Nenhum comentário: