sábado, 14 de janeiro de 2012

Socializando conhecimentos aos que visitam o Aracati.


Hoje, fui pego de surpresa, mas foi bastante agradável.

Um grupo de alunos e professores de uma escola pública do Estado da cidade de Caucaia visitaram nossa terra para conhecer um pouco de nossa história. Fui convidado, juntamente com o professor Kledson Giló, para acompanhá-los neste roteiro cultural. Aceitei ao desafio, embora eu tivesse o compromisso de me dirigir ao Fórum Aracati Novos Caminhos, ao qual cheguei com atraso de mais de 1 hora. Mas não me arrependo uma vírgula disso. 

Visitamos a Cruz das Almas, percorremos a Rua Grande, tivemos a inenarrável surpresa de encontrar o prestigiado artista plástico aracatiense Hélio Santos, que nos contou da natureza de seu trabalho. 

Depois, falamos sobre os casarões da Cel. Alexanzito, que nos contam a história de um passado onde o nosso município era pulmão da economia cearense. Em frente ao prédio da Confederação do Equador, hoje uma escola da rede municipal de educação, falamos sobre este fato que poucas pessoas sabem. 

Depois, nos dirigimos à Igreja da Matriz, onde visitamos o túmulo do médico Christovam Mallet, que se faz localizado em sua lateral, na parte externa e também adentramos o templo. Alunos e professores contemplaram a legítima arte barroca, bem como ficaram bastante curiosos com a presença de placas na parede, aludindo ao jazigo de pessoas importantes dos tempos de outrora.

Concluindo: O brasileiro precisa valorizar sua história e nossa cidade, também! Triste ver os casarões da Rua Cel. Alexanzito caindo aos pedaços ou completamente descaracterizados!

Nenhum comentário: