segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Copa do mundo, oportunidades e ingerência municipal.


A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e que terá Fortaleza como uma de suas subsedes, oferecerá oportunidades preciosas de desenvolvimento sócio-econômico ao povo de Aracati, se soubermos aproveitá-las como se deve. 

Infelizmente, por conta da paralisia crônica da atual administração municipal, temos perdido tempo precioso em promover uma readequação da estrutura urbana da cidade. Ao caminharmos por suas ruas, percebemos claramente que há um abandono do poder público municipal dos espaços frequentados pela coletividade e isso nos traz uma péssima imagem, já que somos um dos maiores destinos turísticos do Ceará, por conta da badalada praia de Canoa Quebrada.

O aeroporto local está em fase de conclusão e servirá de suporte ao da capital, Pinto Martins, caso o mesmo esteja acima de sua capacidade operacional. A geografia nos beneficia. Estamos localizados há menos de 160 km´s de Fortaleza e esses visitantes que aqui desembarcarão em seus vôos nacionais  e internacionais poderão pegar a BR 116 rumo à capital ou cruzarem a Ponte Rio Jaguaribe e gastarem um pouco de suas divisas no comércio local. Para que essa segunda alternativa aconteça, é preciso criar formas inovadoras para atrai-los. Investir em entretenimento, aproveitando as características que a natureza nos contemplou.

Por que não mostrarmos aos que aqui vierem um pouco das belezas desconhecidas dos interiores do Aracati, como por exemplo o Cumbe? Para isso, seria necessário primeiramente resolver a precariedade das vias de acesso, que são simplesmente mal conservadas e nada sinalizadas. Deve-se criar micro-pólos de turismo, com pesados investimentos do poder público, dotando-os de infra-estrutura necessária para atender de forma adequada aos que lá chegarem.

Isso requer estudo e planejamento. Porém o mais importante é força de vontade em se fazer as coisas.


Nenhum comentário: