quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Parabéns, Aracati, ainda assim.

Aracati irá comemorar em alguns dias  nada mais, nada menos do que 169 anos de emancipação política e não possui uma fração na atualidade da sua grandeza de outrora. Séculos e décadas se passaram. Ó, São José dos Portos dos Barcos, que aconteceu contigo? Teu barco encalhou nas margens do Jaguaribe? O mesmo que te deu glória e prestígio?

Estamos parados no tempo, contemplando saudosisticamente um passado distante, uma vez que o presente nos envergonha e entristece.

A terra que viu Dragão do Mar se insurgir contra a escravidão é a mesma que se cala diante do descaso de administrações municipais descompromissadas com o bem estar dos filhos desta terra dos bons ventos. Destaca-se a atual¹¹, que é simplesmente a pior de todas e de todas as épocas. 

Seus cidadãos não se libertam do jugo opressor que condena pessoas a saírem de sua terra natal para buscarem por oportunidades em outras cidades pujantes. Triste ver essa diáspora acontecer. Perdemos muito capital intelectual. Quase todo aracatiense tem algum familiar que reside em outros ares. Minha família não é a exceção.

O que queremos para o Aracati nesta data comemorativa de sua história local? Que a administração pública estime pela eficiência, por ações governamentais planejadas, que fiscalize as ações de alguns servidores megalomaníacos, que seja transparente, que não faça distinção de jacaré, bacurau ou elefante. Que cumpra para com a finalidade do Estado que é o de servir à sociedade. Que os homens públicos não se sirvam do poder efêmero e do suor do trabalho de uma sociedade ordeira e pacata, ainda que seja pacata até demais. Que as vaidades sejam deixadas de lado. Que nos unamos no ideal de vermos  o Aracati voltar a ter o brilho.

Que sejamos aracatienses de fato. E de todo coração.

Nenhum comentário: