sábado, 15 de outubro de 2011

Homenagem ao dia dos professores.

Na escola da vida, somos todos aprendizes. E também mestres.

Alguns professores de mais idade ou com mais maturidade nos ensinam  a darem os primeiros passos em nossa existência.

O temor de cairmos é superado ao sentirmos a segurança de mãos que não nos querem ver no chão. Com o passar de meses, anos ou décadas, deixamos de engatinhar e aprendemos a caminhar confiantes com as próprias pernas e assim, ensinaremos outras a também a andar daqui há algum tempo.

Tropeçaremos e até cairemos, mas sempre nos levantaremos.

Geração após geração, todo o legado alcançado pela experiência social da humanidade é transmitido para os que nascem. Os indivíduos, ao crescerem, usarão todo esse histórico para construírem suas vidas. Para terem uma visão de mundo. Conformista ou transformadora. 

E uma das maiores instituições sociais é a escola. O templo do saber. O farol a iluminar as nossas mentes e o nosso mundo.

Se não fosse a escola, se não fosse o professor a transmitir aos seus alunos aquilo que a espécie humana conseguiu produzir nos últimos 10 mil anos em todos os campos da ciência, a sociedade como conhecemos entraria em colapso.

O que é educação?

Educação é auto-conhecimento. Educação é a busca incessante pela verdade, ainda que não haja verdade absoluta. Educação é respeito. Ter uma vida mediada pelas virtudes que mais dignificam o ser. A educação nos modela. Nos dá instrumentos de compreensão do mundo em que nascemos, vivemos e morreremos. Nos dá subsídios para superarmos as adversidades impostas pelo meio. Enfim, a educação nos faz vencer.

Antes de sermos meros reprodutores de saberes, somos educadores. Não sabemos de tudo. Mas sabemos que o pouco que sabemos nos ajuda a entender o outro. Mostramos aos alunos o caminho certo e o errado mediante exemplos e consequências. Formamos valores. Acreditamos em um país mais justo e fraterno. 

Portanto, meus parabéns a todos os que ensinam e educam. A todos que sonham. 

Nenhum comentário: