quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não estude.

A sociedade precisa que você limpe as privadas sujas das casas de madames ou que carregue sacos de cimento por sobre suas cabeças em direção a um canteiro de obras qualquer.

Precisamos de lixeiros, garis e de pessoas miseráveis e sem visão de mundo. Coveiros e limpadores de pára-brisas. 

Não se esqueça que os trabalhos braçais são os menos remunerados. Todo trabalho é digno, é verdade. Mas a preguiça da mente é, para nossa Matrix, imperdoável. Sem certo grau de qualificação ou habilidades, não se pode ascender socialmente à classe média e dessa forma, ter uma vida menos sofrida para si e seus descendentes, a não ser pelo acaso de um bilhete premiado de loteria qualquer.

Se até para os letrados há desemprego, o que dirá dos membros dos demais conjuntos sociais! 

Eu não desejo insucesso a ninguém, mas as oportunidades estão sendo dadas através de políticas públicas do governo federal, como PROUNI por exemplo. Aproveita-as quem quer ou quem é sensato. 

Não está escrito na cabeça de ninguém "nasci e vou morar debaixo da ponte pelo resto da vida" ou que será obrigado a trabalhar em ofícios desgastantes para sobreviver. 

Ao passar dos anos, não me venham reclamar de seus vencimentos ao receberem sua parca aposentadoria no Banco. Não que meu salário de professor seja bom ou ótimo, mas pelo menos há um teto em minha cabeça que me protege da exposição solar no exercício profissional e graças à Deus tenho estabilidade empregatícia.

Concurso é o que não falta neste país. Estude, passe e seja feliz. Se você optar pela iniciativa privada, há demanda cada vez maior por trabalho qualificado, principalmente na área petrolífera e de construção civil, demandando cada vez mais engenheiros, químicos, técnicos de segurança no trabalho e também especialistas no campo da informática. Não deixe o tempo passar.

Nenhum comentário: