quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Seja gringo!

O povo brasileiro só é patriota quando nossa seleção joga contra a do Azerbaijão ou quem sabe da Argentina em uma final de copa do mundo.

Os "yankees" imperialistas e golpistas norte-americanos cultuam seus símbolos nacionais com muita devoção. Em filmes de Hollywood, observa-se sempre como plano de fundo a sua bandeira nacional. Aqui, nem nos departamentos públicos há uma bandeirola do Brasil  a servir de enfeite em cima de um birô.

Não defendo o amor cego à nação, pois isso nos impede de fazermos nossa auto-crítica enquanto civilização. Critico a hipocrisia de discursos "anti-gringo" que se faz por aqui. Eles valorizam mais suas respectivas pátrias do que nós mesmos em relação ao Brasil. Crimes contra a administração pública nas nações desenvolvidas são considerados quase que um ato de lesa-pátria. Aqui, os maiores inimigos da nação parasitam do seio de nossa mãe gentil. E quando  seus atos nefastos são descobertos, vão andar de lambreta em Roma  para fugir das punições, que por sinal, são muito leves. Né não, Sr. Cacciola?

Como se nosso país não tivesse já tanto bandido nas ruas, ainda se concede asilo diplomático para um terrorista italiano chamado Cesare Battisti. Pode um negócio desses?

E em nosso mundo encantado de sonhos e desilusões, enquanto está todo mundo preocupado com a Copa do Mundo, ninguém não está nem aí para os desvios de dinheiro público que com certeza ocorrerão durante os procedimentos licitatórios. Futebol é mais importante que educação e saúde. Se o Brasil perdesse a sede da copa, talvez houvesse aqui um levante semelhante ao que aconteceu em alguns países do Oriente Médio. Tire o pão e o circo para ver!

Enquanto houver essa inversão de prioridades, podemos até um dia ter o maior PIB do mundo, mas continuaremos sendo um povo com mentalidade terceiro-mundista.

Nenhum comentário: