sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Você sabe falar inglês?

Em 2014, teremos a realização da copa do mundo aqui no Brasil. Hospedaremos em nossos hotéis pessoas dos mais variados rincões do planeta e que aqui virão para prestigiar este grande evento midiático chancelado pela FIFA. 

Decidi não tecer comentários às questões infra-estruturais (mas que as obras andam à passos de tartaruga, ah andam), mas à receptividade dessa legião de "gringos" que despejarão seus dólares e euros em nossa economia. Eles conhecem mais a nossa língua do que nós a deles. Isso é uma grave deficiência de nosso sistema educacional que há pouco tempo se despertou de que vivemos na era da globalização.

É fato de que não sabemos nem falar adequadamente a língua pátria, o português e muito menos falar inglês para além do trivial "I love you" ou quem sabe mais ousadamente "fuck you" por força de modismo de filmes americanos. Somos poucos bi ou trilíngues.

O que fazer? Poderiam os gestores públicos começarem criando algum programa de concessão de bolsas para alunos de escolas públicas para que aprendam inglês ou espanhol e capacitá-los para levar aos estrangeiros a história e a cultura de nosso povo, remunerando-os por isso. E a copa do mundo pode se converter em uma oportunidade para se democratizar oportunidades. Por que não arriscar?

Nenhum comentário: