segunda-feira, 3 de junho de 2013

Por que petistas não esquecem FHC?

Não vou discutir os méritos e os imbróglios do governo dele, mas a paranoia que muitos petistas têm por seu nome. Onze anos após o mesmo ter deixado a presidência, ainda é citado em debates, pesquisas tendenciosas e rodas de conversas de governistas que desejam imprimir nos incautos a imagem de que o PT reinventou a roda. O mais triste é que essa briga de 13 e 45 revela uma cultura partidária deficiente onde as agremiações não discutem projetos de país, mas formas de assegurar a perpetuação de poder e isso não é bom para a democracia.

Sobre os erros, o governo FHC cometeu vários, principalmente no tocante à falta de transparência das privatizações (o mérito de privatizar é incontestavelmente favorável). O governo Lula foi parcimonioso com os banqueiros e a agiotagem nacional e internacional. Vide a elevação considerável da dívida pública. Mas enfim, deveria-se olhar mais para o futuro, uma vez que estamos perdendo grandes oportunidades no presente para atrair investimentos produtivos externos.

Sobre os acertos, os  tucanos apostaram no Real. Zelaram pela estabilidade da moeda e do controle inflacionário. Universalizaram o Ensino Público por meio da LDB. Implantaram a LRF, impedindo governantes de gastarem o que não há nos cofres do(s) tesouro(s) municipais, estaduais e nacional. O governo do PT aprofundou investimentos sociais, facilitou o acesso de pessoas de classes mais baixas ao ensino superior, além de ter retirado milhões da linha extrema da pobreza.

Menos fanatismo, por favor.

Nenhum comentário: