domingo, 23 de junho de 2013

Petismo e a reinvenção da República Velha.

Se olharmos o perfil da base de apoio do governo do PT desde o primeiro mandato do apedeuta-mór do Brasil, percebemos que esta agremiação partidária conta com o apoio das forças mais retrógradas que há neste país, como Sarneys, Collors e Renans, que mantém em seus estados verdadeiros currais eleitorais. Curiosamente, as mesmas forças políticas que outrora, nos tempos das lutas sindicais, tanto se atacava. Estes e outros de mesmo naipe tentam incessantemente associar suas imagens podres a do ex-presidente, igualmente podre, para não perderem prestígio dos filhos do pai dos pobres.

Se uma contradição pudesse ser personificada, esta seria o Partido dos Trabalhadores, que não mais defende o direito dos trabalhadores. Suportou à pressões populares até onde pôde para voltar atrás quanto ao aumento de 20 centavos na tarifa de ônibus em São Paulo, prefeitura que governa. Paralelo a isso, as obras da copa têm feito a alegria de banqueiros e empreiteiros. Bilhões de reais são gastos em faraônicos estádios enquanto hospitais carecem de UTI's e escolas públicas, estão caindo aos pedaços.  O povo foi às ruas em um desejo de libertação das amarras que prendem o desenvolvimento sócio-econômico nacional. A eficiência administrativa. Contra a impunidade dos poderosos.

Sobre as manifestações públicas, um fato pode-se notar: a crise do sistema partidário nacional. O movimento é dos apartidários. Tanto é verdade que quem tentou levantar bandeiras de partidos políticos, foi rechaçado. 

Nenhum comentário: