quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobre a política de Aracati - Considerações.


O período eleitoral nem começou e uma onda de boatarias, especulações e difamações toma conta da cidade.  De esquina em esquina, comenta-se teses do tipo "Ricardo será vice de Regina" ou "Naselma será vice de Ivan" ou "Valdy é apoiado pelo prefeito". Eu não me baseio em especulações. Baseio-me em certezas. E o que é verdadeiro ou puro blefe nesta panaceia que se tornou as eleições de outubro, saberemos em breve, já que próximo mês começam as convenções partidárias onde serão definidas alianças. 

Já sabemos mais ou menos quem quer ser o chefe do poder executivo local.

Na semana passada, os pretensos candidatos à prefeitura do município foram entrevistados pelo apresentador Tácito Forte, que ancora o Sinal de Alerta na Tv Sinal: Valdy Menezes, médico e diretor do hospital César Cals, Regina Cardoso, ex-primeira dama e ex-secretária de ação social do município, Ivan Silvério, contabilista e ex-secretário  municipal de esporte e juventude, Ricardo Sales, que ocupa a vereança e é empresário e Eugênio Rabelo, subsecretário das Cidades do governo do Estado do Ceará. Cada um deles pode contar um pouco sobre suas biografias de vida, bem como falaram, ainda que minimamente, sobre perspectivas de desenvolvimento de nossa cidade.

Hoje, o entrevistado foi o Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que contou-nos sobre seu trabalho e sobre perspectivas futuras de desenvolvimento para esta cidade. Notei em suas falas um discurso de tom diplomático, uma vez que reiteradas vezes afirmou manter diálogo com todas as tendências políticas. Isso é positivo, denota que estamos evoluindo politicamente. Nunca se teve uma percepção tão explícita de que nossa cidade precisa de ajuda. Ele (Bismarck) está, sem dúvida, em posição privilegiada, já que mantém contato direto com o governador e ter o apoio do Cid Gomes no palanque e pós-eleição é sem dúvida, de grande valia. 

Se ele será ou não o candidato de fato, não sabemos, embora tenha deixado nas entrelinhas a possibilidade, mas uma coisa é certa: é chegada a hora de desincompatibilização dos cargos para aqueles que têm pretensões eleitorais. Teremos surpresas?

Nenhum comentário: