terça-feira, 31 de julho de 2012

Três candidaturas e um só desafio.

Três candidaturas vem disputando o voto do eleitorado aracatiense para as eleições de outubro. Evaldo Silva, do PSL (Aracati Forte e Honesto), Regina Cardoso, do PSB, (A Certeza de Um Novo Tempo) e Ivan Silvério, do PDT, (Vamos pra Frente). Uma coisa é certa: quem quer que se eleja, terá incontáveis nós a desatar. 

O primeiro esforço será restituir a disciplina, fazendo valer às determinações da Lei Orgânica:

Art. 107 – As Estradas Municipais são conservadas pela Prefeitura Municipal, competindo-lhe o alinhamento e a largura, sempre que torne necessário ou conveniente a intensidade do transito público.
§ 1° - A ninguém é dado o direito de modificar, estreitar, invadir as vias, estradas ou caminhos públicos sem prévio ensinamento da Prefeitura, que só o faz mediante requerimento por escrito justificando a razão do pedido, ficando obrigatoriamente acautelado o interesse público.
§ 2° - Todo aquele que infringir o disposto no parágrafo precedente incorre nas penas da Lei, conforme lei ordinária ainda obrigado a restabelecer a via, estrada ou caminho público na sua forma privativa.

Impressiona-me a notável quantidade de lixo que se acumula em canteiros da cidade. E mais vergonhosa ainda é a completa incompetência da secretaria de obras em não autuar por exemplo, quem deposita entulho em vias públicas ou quem simplesmente o depreda. E todos nós sabemos quem são. Mas é melhor se fazer de desentendido, não é mesmo?

O próximo passo é definir prioridades. Se queremos que nossa cidade saia do atoleiro em que há tempos se encontra, deve-se fazer uma administração com austeridade e planejamento estratégico, além de restituir mecanismos de eficiência que se sucumbiram ante ao patrimonialismo com que o atual desgoverno tratou a máquina governamental.

Cada pasta (ou secretaria) tem que ser preenchida com nomes de comprovada competência técnica e vontade de erguer as mangas. Instituir mecanismos de gestão existentes na iniciativa privada: metas, prazos e resultados.

A função do poder público é gerir e aplicar corretamente os tributos que a sociedade brasileira paga em impostos. Deve voltar ao povo através da otimização de serviços públicos e obras infra-estruturantes, que trazem como consequência a melhoria dos indicadores de qualidade de vida.

Esse é o foco.

Nenhum comentário: