É difícil cultivar valores coletivos como patriotismo em um país onde as instituições políticas e sociais não funcionam adequadamente. Só nos unificamos pela via do esporte, quando nossa seleção compete com a de outro país.
Vejamos o caso da produção de filmes dos EUA. Sempre percebemos no seu plano de fundo uma bandeira daquela nação. Quando não, as cores branco, azul e vermelho aparecem em destaque. Lá, bandido vai pra trás das grades e quando os barões engravatados são presos, são algemados para que todos possam ver e fotografar. Aqui, nossa justiça é falha e o sentimento de impunidade e baderna prepondera o de civilidade. Há mil formas de se recorrer e de não ser punido por atos delituosos contra a administração pública ou crimes de qualquer outra natureza.
Sejamos brasileiros nas atitudes. Exaltemos nosso país não com pensamentos bairristas, mas com a não aceitação dos que trabalham contra a pátria. Desenvolvamos o hábito de ser cidadão e cobrem de quem os representam, para que façam o que deve ser feito para que nosso país seja grandioso por seu mérito e não por ufanismos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário