quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil é a terra da demagogia.

Quando a mente não pensa, o corpo padece, nos dizeres do ditado popular. Nossa vida é a consequência irremediável de nossas escolhas pessoais e atitudes, impensadas ou não. 

Aproxima-se o sufrágio eleitoral e  temos observado candidaturas de todos os tipos de perfis. Dos mais modestos aos mais descarados. Dos que não tem meia pataca aos de maior cacife financeiro. Mas o que importa mesmo é o comprometimento dos eleitos com aqueles que o colocaram em meritórias posições dentro de cargos eletivos no Legislativo e Executivo, não é mesmo? 

Comprometimento não é uma obrigação apenas de quem nos representa, mas também de todo o conjunto social, que deve fiscalizar as atitudes de quem lhe governa. Será que os brasileiros são cidadãos de fato e de direito? Ou não passa a democracia no Brasil de um discurso demagógico conveniente utilizado para atrair votos da classe média e alta? 

No Brasil, os citizens se interessam mais em discutir detalhes do capítulo de hoje da novela das oito do que despertar-se da letargia que lhes consomem.

Diz o senso comum: "os políticos são ladrões". Em minha visão, estes são um reflexo do tipo de valores que norteiam uma sociedade. Aqui é forte a cultura de passar a perna nos outros até em fila de banco. E não estou generalizando! Tal alienação tem trazido efeitos nefastos de conveniência a quem é mal intencionado e que não são poucos. Eleição a cada eleição temos visto candidaturas nada propositivas sendo escolhidas pelo sufrágio, mediante o uso da força de poder econômico para comprar consciências. Estando a frente de cargos públicos, barganham para si benefícios, contribuindo para o caos de uma nação. E para tentar sanar o caos, oferecem paliativos para aliviar as pressões sociais e reclamações das mais variadas naturezas. Queixa-se em esquinas quando a água das chuvas entram em suas casas ou que a má conservação da malha viária urbana levou ao 'furamento' de pneu de bicicletas, mas quando chega outubro... todos os problemas se encerram milagrosamente ao ver diante de seus olhos uma oncinha e principalmente uma garoupa!

Somente educação crítica nos salvará das trevas reinantes em nossas próprias consciências.

domingo, 5 de agosto de 2012

O Brasil não é uma democracia.

A ignorância do povo brasileiro (sem generalizar) justifica o fato de a TV Cultura e a Tv escola serem traço no Ibope. Mas não nos enganemos, pois o pedantismo está fortemente presente nas classes dominantes e ditas letradas. Aqui, o capitalismo é  selvagem. Há de se concordar que há muitos lobos, mas poucos no país encarnariam bem o papel de ovelhas. Prova disso é a época das eleições: a sociedade se vitimiza durante 4 anos em programas de Tv e, durante o período de campanha, vende sua cidadania por tijolos ou cinquenta reais.

A democracia no Brasil é um discurso demagógico. Apenas isso. Ou uma utopia, como queiram. Somos uma oligarquia republicana. Um paradoxo, já que na raiz, a república é uma forma de governo que contempla a todos e não a um grupo mais forte dentro do conjunto social. O judiciário faz valer a opinião dos portadores de papel moeda. E isso fica bem claro na cruzada de Eliana Calmon, corregedora do CNJ, por moralização deste poder institucional. Há mais interesse por se saber do que se passa na trama da novela das 8 (que começa às 9) do que buscar averiguar o que seu prefeito faz com seu dinheiro. O governo é um reflexo do povo e vice-versa.

No dia que o cidadão brasileiro não se conformar com migalhas, este país muda. Por enquanto, somos um barco que navega sem rumo.

Ainda sobre as vaias.

Repercute na imprensa as vaias recebidas pelo prefeito de Aracati, Expedito Ferreira, na inauguração de duas importantes obras do governo estadual (aeroporto Dragão do Mar e Policlínica José Hamilton Saraiva Barbosa). O blogueiro Eliomar de Lima, do jornal O Povo, caracteriza em seu espaço virtual (clique aqui para ler) o contexto político de nossa cidade com estas palavras: Assim como a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o prefeito de Aracati também está em seu oitavo ano de governo e com um alto índice de rejeição. 

O mais interessante é que mesmo diante de tamanha reprovação, parece-me que o chefe do poder executivo municipal faz desdém aos anseios da sociedade aracatiense que quer uma cidade mais próspera e limpa: mesmo vaiado durante todo o discurso na entrega do aeroporto regional, Expedito Ferreira não se intimidou e voltou a discursar de cabeça erguida na inauguração da Policlínica. Claro, sob novas vaias

O fato é o seguinte: Ele foi o produto da insanidade coletiva. Por isso não o vaiei. Primeiro, por educação. Segundo, porque muitos que o vaiaram, o colocaram no poder em 2008 e hoje estão arrependidos, mesmo diante da certeza do desastre que seria seu segundo mandato. O que desejo ao futuro ex¹¹-prefeito é que volte para suas empresas, gere muitos empregos e que contribua, como iniciativa privada, para reduzir os altíssimos índices de desemprego que tanto favorecem a proliferação da vadiagem nesta terra.

E as vaias não deveriam ter sido somente para ele. Um pouco delas também deveria ser destinada a alguns de seus assessores "não republicanos".  Urge o dever de restituir os princípios do LIMPE na próxima administração, caso contrário, o futuro gestor ou gestora do município carregará em seus ombros uma biografia difícil de ser suportada.

sábado, 4 de agosto de 2012

Dia histórico para o Aracati.


Foi inaugurado hoje pela manhã o Aeroporto Dragão do Mar, no município de Aracati, contando com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, como o Governador Cid Gomes, o Secretário de Turismo do Estado do Ceará - Bismarck Maia, o Secretário Especial para a Copa - Ferrúcio Feitosa, o Ministro do Turismo - Gastão Vieira, os deputados Lula Morais (Pc do B), Dedé Teixeira e Zé Airton Cirilo (ambos do PT) e também o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP), que inclusive foi copiosamente vaiado pelos presentes em decorrência de sua péssima administração. 

O evento foi bastante concorrido. Milhares de pessoas de nossa sociedade e de outras, como Beberibe, puderam observar dezenas de aviões "estacionados" na pista de decolagem. Cid prometeu ainda duplicar o trecho Aracati-Fortim e posteriormente, Fortim-Beberibe.

Ao final, um  avião fez acrobacias em nosso céu azul. Um espetáculo de tirar o fôlego.

Além do aeroporto, o chefe do poder executivo estadual inaugurou a policlínica José Hamilton Saraiva Barbosa, em homenagem ao saudoso médico e ex-prefeito de nosso município. 

OPINIÃO





As obras inauguradas hoje pelo governo do Estado são de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social desta terra que há décadas, encontra-se estacionada no tempo.

No caso do aeroporto, teremos o incremento do fluxo de turismo no Litoral Leste, que tem como eixo central a internacional praia de Canoa Quebrada, o que favorecerá a atração de investimentos, principalmente o de hotelaria e gastronomia.

Este momento é também um importante passo para o fortalecimento da aviação regional. E o Dragão do Mar servirá de suporte ao aeroporto de Fortaleza, distante 155km de Aracati, com o advento da Copa de 2014 ao qual no Castelão serão disputados alguns jogos do mundial. Muitos turistas domésticos e estrangeiros passarão por ele. Parabéns a quem for o pai da coalhada. Que isto inspire os políticos de nossa cidade a superarem seu histórico pedantismo e que busquem criar condições para que voltemos a ser um dos lugares mais prósperos a se investir e residir.