quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aracati precisa de um choque de capitalismo.


A informalidade é o sintoma mais claro de quando uma cidade ou país não está bem economicamente. Cada indivíduo tenta se virar como pode, para ganhar o seu pão de cada dia. Nas ruas do centro, é difícil andar sem esbarrar em algum vendedor que se disputam metro a metro das calçadas para colocar a sua banquinha. Pior de tudo é saber que estas pessoas estão desassistidas da possibilidade de um dia se aposentarem, a não ser que se registrem como autônomos e façam contribuições mensais à previdência. 


Outro dia comentei que há uns dez anos atrás, muitos jovens ao terminarem o ensino médio, diziam que o futuro em Aracati era trabalhar em uma certa fábrica de sapatos da cidade. Hoje, nem isso. Não é à toa que em cada esquina e rua, há a proliferação de pequenos barezinhos e churrasquinhos.

Agora o que mais me espanta são os discursos pró-atraso de gente pedante nessa cidade. Dizem "Aracati não tem espaço para a instalação de indústrias". Isso é um engôdo. Temos um imenso descampado  posteriormente ao hospital e que dava perfeitamente para uma grande fábrica lá se instalar. Só levar infra-estrutura necessária. 

Nenhum comentário: