domingo, 19 de maio de 2013

A politização da Comissão da Verdade.

A Comissão da Verdade foi instituída pelo governo federal para tentar esclarecer diversos casos e fatos que marcaram os 21 anos de história do país em que fomos governados por um Estado ditatorial que desrespeitou, com grande afinco, os direitos humanos.

Um dos personagens emblemáticos desse período foi o Cel. Brilhante Ulstra, que comandou o DOI-CODI entre 1970 e 1974, órgão de repressão política do Regime. Este foi ouvido pelos conselheiros da Comissão há alguns dias. E tudo indica que outros mais serão;

Países que já vivenciaram experiências políticas desta natureza, já efetuaram esforços para entender o passado, para que o mesmo jamais renasça, como é o caso da Alemanha pós-nazismo. 

Elucidar dúvidas é, portanto fundamental e para termos uma noção do que foi o período de 1964 a 85, deve-se adotar uma postura mais isenta. A comissão deveria investigar também qual a natureza do movimento de contestação de ditadura e se recorreram ou não à mesma violência usada por seus algozes. Na escrita da história, não deve haver mocinhos e vilões. Deve preponderar a verdade factual. Doa a quem doer. Mas não é de interesse de muitos "proeminentes" de nossa republiqueta. Nem Cubão, nem Regimão. 

Nenhum comentário: