quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil é a terra da demagogia.

Quando a mente não pensa, o corpo padece, nos dizeres do ditado popular. Nossa vida é a consequência irremediável de nossas escolhas pessoais e atitudes, impensadas ou não. 

Aproxima-se o sufrágio eleitoral e  temos observado candidaturas de todos os tipos de perfis. Dos mais modestos aos mais descarados. Dos que não tem meia pataca aos de maior cacife financeiro. Mas o que importa mesmo é o comprometimento dos eleitos com aqueles que o colocaram em meritórias posições dentro de cargos eletivos no Legislativo e Executivo, não é mesmo? 

Comprometimento não é uma obrigação apenas de quem nos representa, mas também de todo o conjunto social, que deve fiscalizar as atitudes de quem lhe governa. Será que os brasileiros são cidadãos de fato e de direito? Ou não passa a democracia no Brasil de um discurso demagógico conveniente utilizado para atrair votos da classe média e alta? 

No Brasil, os citizens se interessam mais em discutir detalhes do capítulo de hoje da novela das oito do que despertar-se da letargia que lhes consomem.

Diz o senso comum: "os políticos são ladrões". Em minha visão, estes são um reflexo do tipo de valores que norteiam uma sociedade. Aqui é forte a cultura de passar a perna nos outros até em fila de banco. E não estou generalizando! Tal alienação tem trazido efeitos nefastos de conveniência a quem é mal intencionado e que não são poucos. Eleição a cada eleição temos visto candidaturas nada propositivas sendo escolhidas pelo sufrágio, mediante o uso da força de poder econômico para comprar consciências. Estando a frente de cargos públicos, barganham para si benefícios, contribuindo para o caos de uma nação. E para tentar sanar o caos, oferecem paliativos para aliviar as pressões sociais e reclamações das mais variadas naturezas. Queixa-se em esquinas quando a água das chuvas entram em suas casas ou que a má conservação da malha viária urbana levou ao 'furamento' de pneu de bicicletas, mas quando chega outubro... todos os problemas se encerram milagrosamente ao ver diante de seus olhos uma oncinha e principalmente uma garoupa!

Somente educação crítica nos salvará das trevas reinantes em nossas próprias consciências.

Nenhum comentário: