segunda-feira, 16 de abril de 2012

Panorama do Brasil e do Mundo


Do outro lado do Prata.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, decidiu nacionalizar a empresa YPF, filial da petrolífera REPSOL, a maior do país. Alega que tal atitude é de "interesse público nacional". Tal medida pode afetar a entrada de investimentos externos, necessários para a geração de empregos. Não custa lembrar que a economia do país convive com altas taxas de inflação e tem adotado políticas protecionistas e isso pode atrapalhar seus negócios externos. (com informações do G1)

Los Hermanos Yankees
A tônica da política externa de Barack Obama é bem diferente da de seu antecessor. Diante da perda de espaço econômico no mundo, os EUA tem mudado a forma de agir em relação aos países "periféricos". Busca estabelecer PARCERIAS, uma considerável mudança na linguagem de Washington. Hillary Clinton, Secretária de Estado Norte-Americana, defende um acordo de livre-comércio com o Brasil, maior economia do hemisfério sul e que possui um amplo mercado consumidor e criar parcerias na área de tecnologia e comércio exterior. Ela está em nosso país e reuniu-se com o empresariado da CNI  (Confederação Nacional da Indústria) hoje (16) em Brasília. Pontos positivos: acesso ao mercado americano, estimulando as exportações nacionais de commodities para a maior economia do planeta e gerando oportunidades de empregos aqui no Brasil. Pontos negativos: invasão de produtos de alta tecnologia norte-americanos e sucateamento de empresas nacionais. (com informações do G1)

Demóstenes, a novela
O senador Demóstenes Torres, do DEM, teria interferido no Ministério Público de Goiás para favorecimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O senador responde à processo no Conselho de Ética do Senado. Ele alega inocência. Vale salientar que o mesmo foi flagrado em conversas telefônicas com o contraventor mais famoso do Brasil. Teme-se em Brasília a instauração da CPI Cachoeira, pois sabe-se que ele tem relações muito suspeitas com meia república. Até quando Demóstenes irá sangrar politicamente?

Até tu, Ideli!
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República irá investigar o envolvimento da Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, por supostas irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca. O que motivou essa investigação é o fato de que a empresa Intech Boating, contratada para construir as lanchas-patrulhas, foi 'convidada' a doar 150 mil reais aos cofres de sua campanha ao governo de Santa Catarina, em 2010. A Ministra será convocada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos deputados para prestar esclarecimentos.

Nenhum comentário: